Material didático – Sistema Positivo de Ensino

A metodologia do SPE – Sistema Positivo de Ensino está concretizada no Livro Didático Integrado Positivo, no Portal das Escolas Positivo, nos projetos e nos eventos desenvolvidos pela instituição.

O material didático dá espaço para a criatividade dos professores e alunos durante as aulas, por meio da integração vertical e da integração horizontal. A integração vertical garante que os conteúdos de uma série deem continuidade aos da série anterior. A grande vantagem para o estudante é que ele aproveita integralmente todo o conteúdo previsto para a sua série, sem lacunas e repetições. A integração horizontal significa que o conteúdo de uma disciplina auxilia no aprendizado de outras matérias. É uma prática pedagógica inovadora, que ainda permite a interação dos livros com o Portal Positivo, que traz conteúdos exclusivos e recursos multimídia que ampliam e complementam o que está nos livros didáticos integrados.

Circulo da Leitura

Com o objetivo de estimular nas crianças o gosto pela leitura e a imaginação, bem como promover um momento de convivência familiar, o Colégio Órion desenvolve o projeto Círculo de Leitura, do qual participam alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Todas as sextas-feiras, desde o dia 6 de março, cada estudante escolhe um livro – entre os cerca de 30 existentes no baú de cada sala – para levar para casa, onde os pais e familiares fazem a leitura da história para a criança.

De acordo com a diretora Claudia Aparecida de Toledo, o projeto estimula a leitura, mesmo antes da alfabetização. “Os alunos fazem a leitura não verbal do livro: olham as figuras, sentem as texturas e imaginam a história. Assim, desenvolvem a imaginação, a fantasia, o vocabulário, a concentração e o próprio cuidado com o livro”, afirma.

Para os professores, o sucesso do projeto só é possível graças à participação e envolvimento das famílias. “São os pais que transformam a leitura do livro em um momento prazeroso para a criança”, explica. Em reunião no início do ano letivo, os professores ensinaram aos pais estratégias de contação de história, a fim motivar as famílias e as crianças a participar do projeto.

A aluna Maria Vitória do Nascimento Faria, de 5 anos, aluna do 1º ano do Colégio Órion, conta que toda a família participa do momento de leitura do livro. “Eu levei um livro de animais e todos quiseram ver juntos. Tinha figuras de animais e eu dizia qual a letra com que começa o nome do bicho. Gostei muito porque amo os animais”, relata.

Para Igor de Toledo Risso Faria, de 4 anos, aluno da turma do Pré II-A do Colégio Órion, a leitura do livro é um momento entre pai e filho. “Para ler o último conteúdo que eu levei para casa, sentei no colo do meu pai e ele me contou a história de um dinossauro que ensinava as pessoas. Gostei muito”, conta.

A atividade não termina no final de semana. Às segundas-feiras, os alunos reúnem-se para uma roda de conversa e discutem suas impressões sobre a escolha de cada um. Eles são estimulados a falar sobre os sentimentos despertados e a justificar suas impressões, trabalhando também a oralidade e a expressão corporal.

Cada turma tem um cantinho na sala com livros exclusivos, que ficam à disposição dos pequenos durante toda a semana, sendo que podem manuseá-los e folheá-los quando não estiverem realizando outra atividade. No segundo semestre, é realizada a troca entre as turmas, para que os estudantes tenham acesso a outros livros.

Sala de Leitura

O contato dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I com a literatura, entretanto, não se restringe ao projeto Circulo de leitura. Semanalmente, os estudantes do Jardim ao 5º ano vão à sala de leitura, acompanhados dos professores. Lá, em um espaço exclusivo, uma história é contada. “Assim, desenvolve-se também o prazer de ouvir histórias”, diz a coordenadora Cassilene.

Os livros trabalhados são adequados à faixa etária desses alunos. Portanto, possuem muitas imagens, textos reduzidos, com letras grandes e, em alguns casos, grafia em caixa alta, além de texturas, gravuras em alto relevo e figuras pop-up (páginas que, quando folheadas, abrem uma figura tridimensional). Assim, permitem a interatividade com a criança.